Começou a época mais gostosa do ano! Tire suas meias de lã da gaveta, ligue o aquecedor, prepare-se pras quadrilhas e separe a sua caneca para o quentão!

Algo não está certo por aqui!

Todos sabemos que este meio de ano pode ser complicado para nós que, muito sabiamente, cuidamos da nossa saúde e estética. Chega o mês de maio e os convites para comer fondue com vinho na casa dos amigos já pipocam aqui e ali.

Vem o mês de junho e as festas juninas tomam os nossos finais de semana com todas as suas delícias! Sem falar na feijoada com farofa e leitão pururuca que rola nos almoços de domingo com a família até o final do inverno! QUEM NÃO AMA? Eu ADOOOOORO!

As tentações de inverno estão por todos os cantos! Por isso, precisamos estar preparadas para lidar com elas, sabendo aproveitá-las conscientemente! Por mais flexíveis que a gente seja, não é fácil encaixar todas as delícias que aparecem na nossa frente durante esta estação.

Indo além, o frio, por si só, já é um potencial obstáculo entre nós e os resultados que desejamos atingir a curto e longo prazos. Conforme a temperatura do ambiente cai ao longo do inverno, tendemos a reduzir nosso gasto calórico sem ao menos notar: optamos por atividades mais indoor (cineminha, Netflix no sofá, sessões de jogos na casa dos amigos, barzinho aconchegante); saímos menos para praticar atividades físicas ao ar livre; pedimos uma comida por telefone para entregar em casa ao invés de sairmos para jantar; tendemos a permanecer mais tempo na cama e, se descuidarmos, começamos a arrumar desculpas para não treinar todo dia!

E, ah! Tem mais uma coisinha: no inverno, nos agasalhamos muito, vivemos encapotadas, saímos do banho quente e já nos vestimos rapidinho para não passar frio. Pode não parecer, mas quando não temos o hábito de acompanhar visualmente a evolução do nosso corpo, é porque observar as mudanças no físico durante o inverno não faz parte da nossa rotina, do nosso dia a dia. Por isso, fica fácil não notarmos, de pronto, o impacto dos hábitos durante os meses frios do ano. 

Mas, calma, menina! Não é à toa que estamos juntas aqui! 

Bora entrar nessa estação preparada para lidar com as tentações e manter os treinos em dia?

Para isso, eu separei algumas dicas que vão ajudar a manter o foco nos próximos meses:


DIETA

1. Planeje-se

Como em qualquer época do ano, o planejamento alimentar é o melhor amigo de todas as dietas! Além de aliviar o stress da escolha associado à alimentação, planejar tem um papel fundamental na nossa resposta à dieta.

2. Seja a anfitriã

Por que não convidar suas amigas fonduezeiras para um festival de sopas incrível e nutritivo na sua casita? Tem coisa melhor?  É unir o útil ao agradável: você se encontra com elas em casa, tem aquela noite deliciosa pra fofocar e ainda se nutre sem sair dos macros!

Todo mundo subestima as sopinhas, mas, na hora de experimentar, quero ver quem não raspa o tacho querendo mais! Existe uma infinidade de receitinhas de sopas para aquecer e alimentar. Aliás, o que você acha de um post cheio de receitinhas de inverno? 

3. Faça escolhas inteligentes

De fato, não tem como ir pra festa junina querendo encaixar o quentão, o pastel, a paçoca, a maçã do amor e o cachorro-quente nos macros. No entanto, podemos, sim, nos deliciar com essas belezinhas!

Minha estratégia é: se eu já sei o que será servido no evento, elenco mentalmente quais são as comidinhas que mais quero aproveitar. Chegando na festa, dou uma averiguada, vejo o que me atrai mais antes de mergulhar nas minhas escolhas. Em seguida, tomo minha decisão e vou saboreando minhas comidinhas bem consciente!

Outra estratégia que adoro é a de dividir as comidinhas com algum amigo. Desta forma, consigo experimentar um pouquinho de cada uma das tentações juninas.

E, por fim, sempre reflito: quais dessas comidas que amo eu, realmente, não encontro durante o resto do ano? São essas que eu vou priorizar!

4. Crie receitinhas macro-friendly

Que tal expandir seus dotes culinários durante este inverno e criar versões mais leves e nutritivas das melhores comidinhas da época? Imagina só um arroz doce proteico, ou uma paçoca rica em fibras de pré-treino? 

Eu tenho me desafiado a criar por aqui e estou amando: dá uma passada lá no feed para conferir as receitinhas para aquecer! Pretendo postar muitas mais até o final deste inverno!


TREINO

1. Prepare-se: o verão tá logo aí!

ANTES DE TUDO, vale lembrar do famoso ditado: “Corpo de verão se constrói no inverno!” Eu ouso completá-lo: para mim, construímos o corpo no inverno e damos nosso máximo para mantê-lo no resto do ano, não só no verão.

Tendo isso em mente, entenda que se você tem o objetivo de chegar arrasando nas praias do Brasilzão no final deste ano, suas atitudes de HOJE já devem estar cooperando para conquistar o tal corpo de biquíni. Hábitos graduais e sustentáveis são a chave do sucesso!

2.  Estruture-se

Se você ainda não criou uma rotina de treinos, este é o momento! Olhe para a sua agenda e visualize seus horários REALMENTE disponíveis para se exercitar; seja franca consigo mesma, estabeleça metas tangíveis e, então, MARQUE-AS NA AGENDA, dia após dia! Criar uma ESTRUTURA, estabelecer METAS, são ferramentas que nos impulsionam a nos COMPROMETER com atividades.

3.  Ame-se

Seja sua principal parceira: ao menor sinal de preguiça, espante-a motivando-se! Lembre-se do seu objetivo final; lembre-se do bem-estar que você busca ao se exercitar; lembre-se como é bom promover saúde; lembre-se daquela sensação gostosa que só a endorfina do PÓS-TREINO nos traz!

4. Exxxxquente-se

Tá frio? Não se enrole no cobertor para se aquecer. Corra pra academia e bora SUAR! Não há coisa melhor do que começar o dia com um treino intenso e bem feito. Todas nós sabemos que nada vale mais do que a sensação de endorfina que percorre o nosso corpo depois de uma boa atividade física!

Quando a cama estiver pedindo mais 5 minutinhos para você, lembre-se dessa sensação energizante e corra ao encontro dela! É endorfina garantida pro dia todo!

Estas dicas cabem na vida de todas nós — são super simples! Garanto a você que implementá-las no seu dia a dia, até mesmo em outros momentos do ano, pode ser chave para conquistar as tão sonhadas relações saudáveis entre corpo & mente, saúde & estética que todas nós almejamos!

Agora sim, estamos prontas pra aproveitar e tirar o melhor desta época geladinha do ano!